segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Visita ao Arrastão - Um pouco sobre a ONG


Sábado dia 20 nós fomos visitar o Arrastão, e deixando de lado o frio e os caminhos errados pra chegar lá foi uma visita extremamente proveitosa!
Nosso foque na visita era principalmente saber quais eram os materias que eles tinham disponíveis, como era o processo de produção, quantas pessoas produziam, etc...

Acabamos por conhecer um universo totalmente novo que não estava em nossos planos. Comunidades realmente unidas em prol do bem comum, trabalho em equipe, organização que poderia ser invejada por muitas grandes companias, tecnicas avançadas de educação, respeito e consideração pelo próximo. E não, não estou bajulando da ONG.

O Arrastão nasceu de um grupo de mães que faziam trabalhos "artesanais" como costura e bordado com o principal intuito de conseguir alguma renda. Esse grupo foi crescendo, as mães foram conseguindo seu espaço no mercado de trabalho e surgiu então outro problema: Quem ficaria com seus filhos enquanto estivessem trabalhando?


As mães que não estavam trabalhando começaram a cuidar dos filhos, a comunidade foi crescendo e com ela o Arrastão que hoje possui uma instalação grande com todas as comodidades possiveis para as crianças.
Prestando serviços de educação para jovens e adultos, o sistema de educação da ONG não poderia ser mais adequado ao nosso projeto:

" Nossa principal filosofia é que as crianças aprendam brincando!"
Palavras da Pedagoga responsável.





As crianças fazem todas as refeições na ONG, tem acesso à uma brinquedoteca enorme e são acompanhadas o tempo inteiro por profissionais competentes.



A ONG é divida em quatro principais setores:

Educacional


Que interagem diretamente com as crianças, os projetos são muito interesantes, as crianças tem acesso a muitos brinquedos, a aulas de inglês, informática, culinária e estão sempre aprendendo e se divertindo ao mesmo tempo.


Cultura e Artes
Responsável por incorporar à comunidade cultura que ela pela sua renda não teria acesso facilmente. Esse setor possui grandes trabalhos de inclusão, de concientização social e interação.

Moda e Design


Principal responsável pelos produtos e divulgação do trabalho das artesãs da ONG.

Têm uma loja, já ganhou prêmios pelos seus trabalhos com materia prima reciclada e possui uma gama imensa de produtos que como sempre é toda voltada para o desenvolvimento do Arrastão. É interligado a esse setor que fica a maior parte da produção de produtos.



Meio Ambiente

Esse setor que é muito novo ainda, procura reciclar os residuos que são bastante abundantes, que na maior parte das vezes é vendido para reciclagem mas o objetivo para um futuro próximo é começar a reutilizar os materiais para criação de produtos e geração de renda.

Isso foi um pequeno resumo sobre o que é o Arrastão.
No próximo post vou falar mais especificamente dos materiais, dos meios de produção e conceitos de lá.

Um comentário:

Paula Mello disse...

Olá meninas! Muito legal o trabalho de vcs! Boa sorte e sucesso!
Visitem meu trabalho no
www.colorkids.com.br
e meu blog
quintaldapaula.blogspot.com
Biejos
Paula Mello